Biografia

"Se tem uma coisa que o Marcelo Yuka sabe fazer bem é contar história". Quem diz isto é Paulo Lins, autor de Cidade de Deus. É a mais pura verdade. O que Yuka mais sabe fazer é contar histórias através das letras de suas músicas, sua poesia, seus textos dissertativos, suas palestras e com cada pessoa que Yuka invariavelmente dá atenção. Todos os tipos de pessoas! Se hoje sabe contar histórias é por que sempre soube ouvi-las. Ouvir faz parte de seu processo. É ouvindo, refletindo, absorvendo, que vai construindo seus pontos de vista sobre arte, política, mobilização social, Brasil, mundo, ecologia e justiça social. Yuka é um profundo ser pensante e ouvi-lo pode ser transformador.

Marcelo Yuka notabilizou-se como um dos principais letristas da música brasileira surgida nos anos 90. Como baterista e letrista da banda O Rappa conseguiu alargar os limites da música pop fazendo a banda ser mais reconhecida pelas suas mensagens e conceito do que por suas melodias e ritmos. Mensagem, conteúdo e um grande poder de comunicação. Assim nasceram sucessos como: "Me Deixa", "Minha Alma", "Instinto Coletivo", "Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro", entre outros. Com O Rappa Yuka alargou as fronteiras no pop. O clipe de "Minha Alma" em que a banda mal aparece faturou todos os prêmios possíveis e pode ser considerado um precursor de filmes e seriados que chegaram nas nossas telas como: "Cidade de Deus" e "Cidade dos Homens".

Junto com sua verve poética e musical nunca faltaram grandes doses de ativismo social. Yuka sempre soube muito bem juntar e misturar poesia e política e o resultado é um cidadão consciente do mundo que vive e... sonha. Atuou junto com o Afrorregae na criação e promoção da FASE - Federação de Órgãos para Assistência e Educação do Rio de Janeiro; é fundador do F.Ur.T.O - Frente Urbana de Trabalhos Organizados e da B.O.C.A - Brigada Organizada de Cultura Ativista que, por incrível que possa parecer, é uma ONG voltada para levar atividades culturais para entidades carcerárias. Por tudo isto, por toda a representatividade que as idéias do Yuka tem ele foi convidado e aceitou ser candidato a Vice-Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro na chapa encabeçada pelo Deputado Marcelo Freixo em 2012. E a verve é tanta que agora está gravando a primeira temporada de seu Programa de TV chamado "Eu Desafio o Mundo Sem Sair da Minha Casa" que será exibido este ano pela Play TV. Está também nos arremates finais de seu novo disco, o primeiro solo, com participações de Marisa Monte, Seu Jorge, Leticia Sabatela, entre outros. Está ainda envolvido com o lançamento de sua biografia "Não Se Preocupe Comigo", pela editora Sextante. Como se não bastasse Yuka está também encontrando um novo caminho de expressão nas artes plásticas pintando freneticamente. Um verdadeiro Homem-Arte.

Por tudo isto, por ter sempre um ponto de vista diferenciado, inteligente, sensível e pelo seu grande poder de comunicação e carisma Marcelo Yuka tem sido convidado inúmeras vezes para dar palestras em todas as regiões do País. Palestras e debates em empresas públicas e privadas e também em diversas instituições de ensino. Nas palestras Yuka não está exatamente preocupado em encontrar respostas, mas sabe como poucos encadear as perguntas. Para quem escuta uma palestra do Yuka é certeza de sair com a cabeça a mil. Impossível sair desses encontros da mesma forma que se entra. Não só por ouvirmos relato de vida de uma pessoa que teve que se reerguer após nove tiros e uma cadeira de rodas. Não só por vermos uma vítima - que não se vitimiza - da violência urbana e do desequilibrio social. Não só por ouvirmos frases perfeitas saindo da boca de um poeta. Estar com Yuka é uma experiência inspiradora.